sábado, 28 de junho de 2014

ALEMANIA-ARGELIA, O FANTASMA DE 1982 E O RAMADA

ALEMANHA-ARGÉLIA, O FANTASMA DE 1982 E O RAMADÃ

                                                                          Por Patricia Grinberg
                                                                          Fotos:  Toni Ormundo


Santo André, Santa Cruz Cabralia, Bahia.-

“Esta noche comienza el mes del ayuno para los musulmanes. El equipo le desea un Ramadán pacífico y beneficioso todos los musulmanes”, publicou esta tarde o site oficial da Federação Alemã de Futebol  (DFB).

O começo do Ramadã foi assunto mencionado hoje na coletiva de imprensa do time, que se hospeda nesta vila do sul da Bahia.  Também o fantasma de 1982 esteve presente na coletiva oferecida pelo técnico da Seleção, Joachim Löw, e o presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB), Wolfang Niersbach.

Existem três jogadores muçulmanos no time, Shkodran Mustafi, Sami Khedira e Mesut Ozil.

Löw disse que que o começo do período de jejum muçulmano “não terá implicâncias” no time pois “existem exceções, tais como atletas, pessoas doentes e mulheres gestantes”.  Löw lembrou que, quando jovem, foi técnico de equipes na Turquia e que, devido a essas exceções, “no houve problemas na Turquia nem também haverá aqui”.

  Niersbach sinalizou que dois anos atrás teve um acordo entre a DFB , a Liga Alemã de Futebol e a Federação Islâmica de Alemanha, determinando que os jogadores poderiam observar as suas obrigações religiosas depois dos jogos,  sem obstaculizar o desenvolvimento dos mesmos.

Enquanto ao fantasma da Copa der 1982 e o chamado “jogo da vergonha”,Löw descartou absolutamente a possibilidade de um “espirito de revancha” por parte de Argélia, que foi desclassificada em 1982 depois de um questionado empate entre Alemanha e Áustria. 

“São historias do passado, nossos jogadores não tem nenhum vinculo emocional com a Copa de 1982 e eu também não”, destacou Löw.

“Não concordo com isso, estes jogadores eram crianças de cinco ou seis anos nessa época, são coisas do passado”, sinalizou o técnico, quando um jornalista falou da possibilidade de uma revanche argelina.

Já Nierssbach lembrou que naquela época era repórter e que “foi constrangedor para nos, muitos argelianos estavam com lenços brancos na mão... mas eu conversei com muitos jogadores e não havia suspeita de conspiração... foi uma infelicidade”.

Um anuncio importante:  Löw antecipou que Podolski “não conseguira jogar” em Porto Alegre devido a “uma complicação muscular” pela qual ontem deveu abandonar o treino depois de 25 minutos de iniciado.  Podolski está sendo submetido a fisioterapia e o técnico foi otimista enquanto a na sua participação na próxima fase da Copa.

Para Löw, Müller, Neymar e Messi podem ser equiparados no conceito de “fenômenos, jogadores que tem faro para o gol”.  O técnico considerou que “podem ser colocados no mesmo patamar”

Por outra parte, Löw destacou o bom humor e integração e autoconfiança do time alemã.  “Eles estão em chamas”, metaforizou sobre a disposição dos jogadores.
O técnico disse porem que junto com a satisfação vem “a autocritica, pois ainda temos muito que melhorar, mas acho que não são coisas fundamentais, senão melhorias sutis”.

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário