segunda-feira, 23 de junho de 2014

ALEMANHA AFIRMA QUE SAIRA AO CAMPO PARA GANHAR CONTRA EE.UU.

O FANTASMA DE 1982 PERCORRE AS SELEÇÕES DE ALEMANHA E ESTADOS UNIDOS

                                 por Patricia Grinberg

Santo André, Santa Cruz Cabrália, Bahia.-

Um fantasma atravessou hoje a coletiva de imprensa da seleção alemã de futebol:  o da Copa do Mundo de 1982 , mais especificamente o jogo Alemanha-Áustria, que já figura em Wikipedia sob o titulo "O jogo da vergonha", pois se afirma que os times desses países europeus teriam combinado o resultado para classificar e ao mesmo tempo deixar Argélia fora do campeonato.

Revidando  essa munição tanto de jornalistas alemães como de brasileiros, o auxiliar técnico do time, Hansi Flick, e o jogador Mats  Hummels, afirmaram que °não existe nenhuma conspiração" entre Estados Unidos e Alemanha e que o time europeu "sairá ao campo para ganhar°.  Flick utilizou uma expressão inglesa "fair play" (jogo honesto ou jogo limpo) para descrever as, segundo ele, intenções da Alemanha.  


Humels afirmou que não haverá nenhuma “estratégia” para um empate com os Estados Unidos, porem admitiu que “se vão 45 minutos do segundo tempo e estamos empatando, ai sim vou torcer para que seja um empate”.

 “Não haverá nenhuma conspiração, é bobo pensar que Alemanha sairia a buscar um empate”, disse Hansi Flick na décima vez que um jornalista perguntou sobre a possível especulação, desta vez comentando que “você e o Klinsmann (o técnico do time norte-americano) são amigos”.

O técnico alemão afirmou que “nosso plano é vencer  a partida contra Estados Unidos, jamais jogar buscando um empate”.

Comentou também que a seleção norte-americana “é uma equipe disciplinada e compacta, que faz ataques intensos durante toda a partida”, sinalizando que “nós não estamos amedrontados” perante a esse jogo.

Foi então que um jornalista brasileiro trouxe a inevitável lembrança da Copa de 1982 e o conhecido em Alemanha como “jogo da vergonha” entre esses pais e Áustria.  “A resposta é sim dúvida não”, afirmou Flick.

“Estamos preparados para este jogo e esperamos um fair play, não temos nenhuma estratégia em esse sentido vamos a ir pensando na vitória”, disse o técnico alemão.

Adicionou que “nossa intenção é fechar sendo primeiros no grupo”, mesmo tendo que confrontar, nessa alternativa, o “estres” de ter que viajar a Porto Alegre.  Se Alemanha saísse segundo no seu grupo, jogaria a próxima partida em Salvador.

Outro jornalista brasileiro perguntou, então, se Alemanha especularia com um empate também para “se poupar” de uma viagem até o sul do Brasil, longe do seu local de hospedagem nesta vila da Bahia, no Nordeste do país.

“Se você esta me pedindo para fazer especulações, nos não vamos fazer: vamos a tentar jogar pela vitória”, defendeu Flick, adicionando que o que sim poderiam fazer os técnicos seria poupar alguns jogadores, fazendo câmbios durante a partida para evitar grandes desgastes.

Também houve perguntas sobre o destino do  jogador Philipp Lham, Flick foi terminante:  “Lham ficara onde esta, ele fornece equilibro ao meio campo  e tem carta branca para agir”, e Hummels qualificou a Lham como “uma de nossas peças mais valiosas”.

O time alemão- anunciou o portavoz da seleção, Jens Grittner-  terá amanha um treino fechado a imprensa e aproximadamente as 18 sairá desta vila para o aeroporto de Porto Seguro  com destino a Recife, onde jogara com Estados Unidos na quinta feira próxima as 13.


O fantasma de 1982


 Isto é o que a Wikipedia, e outras fontes mais confiáveis, dizem do jogo de 1982:


"O "Jogo da Vergonha" (conhecido, na Alemanha, por "Nichtangriffspakt von Gijón - Pacto de não-agressão de Gijón" ou "Schande von Gijón - Vergonha de Gijón") foi um incidente futebolístico ocorrido no dia 25 de junho de 1982, no Estadio Municipal El Molinón, em Gijón, no norte da Espanha. No jogo envolvendo as seleções da Alemanha Ocidental e da Áustria,Horst Hrubesch marcou o único gol da partida que, se terminasse desta forma, eliminaria a Argélia no saldo de gols.
Cenário Pré-Jogo
O jogo foi o último da terceira rodada do Grupo 2, pois a Argélia e o Chile já haviam jogado no dia anterior (vitória das Raposas por 3 a 2). Com o jogo já decidido, uma vitória por um ou dois gols para a Alemanha Ocidental resultaria na classificação não só dos germânicos, mas também da Áustria, tirando a equipe argelina, que havia vencido a Alemanha no primeiro jogo"


O jornalista destacado aqui pela ESPN, Gustavo Horfman, relatou o fato assim:  

"Em 25 de junho de 1982, pela última rodada do Grupo 2 da Copa do Mundo, Alemanha Ocidental e Áustria se enfrentaram no estádio El Molinón, em Gijón (ESP). Os austríacos lideravam a chave com quatro pontos e três gols de saldo, com a Argélia na segunda posição com quatro pontos também e zero no saldo, mas três jogos disputados.
Uma vitória alemã por um ou dois gols resultaria na classificação alemã e também austríaca, eliminando a seleção argelina, que vencera a Alemanha na estreia por 2 a 1.
Horst Hrubesch abriu o placar aos dez minutos. Depois, o que se viu, foi um enorme vexame, devidamente criticado por todos presentes no campo. Eberhard Stanjek, comentarista da ARD na partida, em determinado momento se recusou a comentar. No final, 1 a 0 Alemanha e eliminação da Argélia.
Agora, a situação pode se repetir, mas com as partidas da última rodada simultaneamente. Um empate entre Alemanha e Estados Unidos classifica ambas equipes, com os alemães na primeira colocação e os norte-americanos na sequência, e elimina ganeses e portugueses.
Para completar, Joachim Löw e Jürgen Klinsmann são amigos. O primeiro começou a carreira na seleção como assistente do segundo".
(http://espn.uol.com.br/post/420330_diario-alemao-da-copa-dia-18-problemas-da-alemanha-evidenciados-e-o-risco-de-marmelada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário