sexta-feira, 11 de julho de 2014

INDIGENAS PATAXO DA ALDEIA NOVA COROA GANHAM AMBULANCIA DA SELECAO ALEMA

  por Patricia Grinberg
  fotos Toni Ormundo

Santo André, Santa Cruz Cabrália, Bahia.-

                Os alemães não tem Papa, desde que Joseph Ratzinger- Bento XVI-  renunciou e foi substituído pelo argentino Jorge Bergoglio.  O Papa Francisco foi mencionado na coletiva de imprensa de hoje da seleção da Alemanha por um jornalista desse pais, que humoristicamente lembrou aos jogadores Müller e Lham que Argentina conta com o reforço das "forças celestiais".  Mas Alemanha terá, pelo menos, a torcida dos indígenas pataxó destas terras do sul da Bahia, que ganharam um cheque de 10.000 euros para comprar uma ambulância.

  Uma delegação da Aldeia Nova Coroa, da Coroa Vermelha, liderada pelos caciques Pequi e Zeca Pataxó, se apresentou hoje na coletiva de imprensa e recebeu o cheque de mãos do manager da seleção, Oliver Bierhoff, "para comprar uma ambulância".

  Os pataxó retribuíram com uma gamela de madeira e outros artesanatos da aldeia, e dançaram um Awê, mas também prometeram torcer pela Alemanha no próximo domingo.

  Os indígenas aproveitaram a presença da imprensa para reclamar que as terras que ocupam e reivindicam, na Coroa Vermelha, a uns sete quilômetros ao sul desta vila, sejam demarcadas pelo governo federal do Brasil.

   Enquanto as acoes sociais nesta vila, onde se hospedou a seleção, mais uma vez os visitantes trocaram as bolas, para utilizar linguagem futebolística.  Bierhoff disse que o campo de futebol de Santo André "será construído e a obra será finalizada".  Vale esclarecer novamente que esse campo já existia e a contribuição dos alemães foi o gramado que está sendo colocado sobre um aterro de areia.

  Bierhoff possou também com a Diretora da Escola Municipal Santo André, a pedagoga  Patricia Farina.  A Seleção prometeu ajudar financeiramente a Escola durante quatro anos.


















Um comentário: